Fumacê contra o Aedes aegypti no Distrito de Antunes, Limas e Várzea da Cachoeira



 

Hoje (07/05/2020) foi o segundo dia de pulverização com inseticida em Ultra Baixo Volume – UBV, popularmente conhecido como fumacê, uma das formas de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

 

A pulverização com fumacê foi realizada em todos os bairros do Distrito de Antunes, Limas e Várzea da Cachoeira.

 

A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas age apenas na fase adulta do mosquito, por isso é extremamente importante realizar o controle na fase larval, ou seja, eliminar os criadouros que acumulam água.

 

O inseticida que está sendo utilizado no fumacê é o CIELO ULV, composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos do CIELO ULV são diferentes do Malathion, pois ele já vem pronto para uso em fumacê. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os estados, que repassa aos municípios.

 

Depois de pulverizado, o CIELO ULV fica no ar por até 30 minutos, mas se mantém nas superfícies e no chão por várias semanas, enquanto é degradado pelos raios solares, chuva e vento.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: