Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma intensificação de vacina contra a febre amarela



 

Saiba mais sobre o vírus causador

Diferente da febre comum, a do tipo amarela é causada por um forte vírus da modalidade Flavivírus.A picada do mosquito Haemagogusjanthinomys e do já conhecido Aedes aegypti é o primeiro contato com a transmissão da doença no Brasil. O primeiro vírus é facilmente encontrado em florestas. Já o Aedes, está presente em áreas urbanas.

Há dois tipos de febre amarela, a urbana e a silvestre, apesar de se tratar da mesma doença, elas apresentam características distintas:

  • Febre amarela urbana: o homem é o único hospedeiro vertebrado (importante epidemiologicamente). O principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti;
  • Febre amarela silvestre: Os principais hospedeiros vertebrados do vírus são os primatas não humanos, o homem pode ser um hospedeiro acidental. Os vetores da doença são algumas espécies do gênero Haemagogus, como Haemagogusjanthinomys (responsável pela disseminação do vírus amarílico no Brasil).

 

Sintomas

Febre alta, dor no corpo, fortes dores de cabeça, cansaços, calafrio e vômito são alguns dos sintomas da febre amarela.Por cerca de três dias são observados esses incômodos. Porém, o quadro evolui para insuficiência renal e hepática. A pele também começa a ficar amarelada ou, como chamam os especialistas, o aparecimento da icterícia. O quadro evolui para hemorragias, mais vômitos e as fezes do paciente ficam parecidas com borra de café. Uma característica marcante é que, após o surgimento da primeira fase da doença, o paciente tem uma recuperação mais completa.

 

Prevenção

A prevenção da febre amarela deve ser analisada com base na manutenção da vacina e nos diversos cuidados ao frequentar locais de risco.No caso da prevenção contra o Aedes aegypti, valem todos os cuidados já bastante publicitados em relação à prevenção da dengue. Ele é o mesmo transmissor da febre amarela e pode causar a morte. Nesse sentido, atacar e destruir os locais onde eles se reproduzem e evitar manter água parada em recipientes.

 

Orientações

Procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) em Igaratinga, Distrito de Antunes e Limas para verificar a situação vacinal. Crianças acima de 9 meses também devem ser vacinadas. É considerado imunizado quem apresentar 2 doses da vacina em sua caderneta.




Inicial | Voltar
Link permanente: