COLMEIA participa do III Encontro do Programa Pró Mananciais



 

No período de 3 a 5 de dezembro de 2019 o Coordenador do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA, Alexandre de Faria Silva; o Secretário Executivo do COLMEIA, Antônio de Pádua Almeida; e o representante titular da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG no COLMEIA, Virgínio Alves Pereira Neto, participaram do III Encontro do Programa Pró Mananciais, em Caeté.

 

O Encontro teve como objetivo formar e trocar experiências, fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2019 e apresentar o planejamento das ações para 2020 do Programa Pró Mananciais, reafirmando o compromisso da COPASA-MG e das comunidades no cuidado com o bem mais precioso: a água.

 

Desenvolvido pela COPASA-MG, o Programa Pró Mananciais conta com a coparticipação das prefeituras, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG, de diversas outras entidades públicas e privadas parcerias, organizações não governamentais e comunidades locais para recuperar e preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público.

 

O Programa Pró Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA-MG por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Igaratinga, o foco é proteger e recuperar o Ribeirão Mateus, que compõe a Sub-Bacia do Rio São João, que, por sua vez, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.

 

Para a consecução dos objetivos previstos no Programa Pró Mananciais, a COPASA-MG, como empresa concessionária de serviços de abastecimento de água, investirá no mínimo o equivalente a 0,5% do valor total de sua receita operacional de água. O montante do investimento terá como um dos critérios de distribuição o somatório dos recursos gerados nas localidades inseridas em cada uma das 3 grandes regiões hidrográficas em Minas Gerais. A COPASA-MG prioriza os municípios mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: